Notícias

#Cultura | 10 DE MAIO DE 2017

HISTÓRIA DO SANTO QUE DÁ NOME A CIDADE DE SÃO FERNANDO

FOTO SÃO FERNANDO

Origens
Filho do famoso rei Afonso IX de Leão, rei de Castela no século XII, Fernando nasceu em 1 de agosto de 1198, na vila chamada Valparaíso, na região de Zamora, Espanha. Seu pai tornou-se famoso pelo poder, mas Fernando o superou em glória e em fé. Sua mãe se chamava Barenguela de Castela. Ela o educou na fé cristã, no amor a Deus e na obediência à Igreja. Desta forma ele cresceu, justo, cheio de respeito pelo ser humano e zelo por sua terra e por seu Deus.
Rei aos 18 anos
Aos dezoito anos assumiu o reinado de Castela. A essa altura, já era membro da Ordem Terceira Franciscana. Casou-se, então, com a filha do rei da Alemanha, chamada Beatriz da Suábia. Esta era uma das princesas mais cheias de virtude à época. Com Beatriz, Fernando viveu 16 anos até ficar viúvo em 1219. Em 1235, casou-se novamente com uma bisneta do rei Luis VIII da França, chamada Maria de Ponthieu. Nos dois casamentos, Fernando teve treze filhos. Seu primogênito sucedeu-o no trono e ficou famoso como rei Afonso X, o Sábio. Uma filha de seu segundo casamento, chamada Eleonor, casou-se com o rei Eduardo I da Inglaterra.
Política e diplomacia voltadas para a paz e a fé
Esses casamentos foram importantes para estabilizar a paz entre família real de Leão e Castela e as realezas da Alemanha, da França e da Inglaterra. Seguindo sua fé, evitou combates, mesmo os diplomáticos. Evitou revoltas fazendo-se presente no momento oportuno, usando somente da palavra. Sabia ceder em alguns pontos, para não ser preciso recorrer à guerra, o que ele evitou ao máximo.
Liberta os cristãos do domínio muçulmano
Um dos feitos mais importantes de Fernando III foi libertar seu país do domínio muçulmano, expulsando de lá os árabes. Depois disso, não se preocupou com novas conquistas. Ao contrário, aplicou o dinheiro que seria gasto em invasões e guerras na fundação de dioceses, igrejas, hospitais e mosteiros. E fez tudo isso sem instituir novos impostos, mas, apenas administrando os bens com justiça e atenção.
Favorecendo a educação e o conhecimento
O reinado de São Fernando foi marcado também por grandes mudanças nos códigos civis. Ele deu poderes ao Supremo Conselho de Castela e fez com que o castelhano passasse a ser a língua oficial e única. Depois, fundou a conceituada Universidade de Salamanca favorecendo o estudo das ciências, da ética e da justiça.
Obrigado a pegar em armas
No ano 1225, Fernando foi obrigado a pegar em armas para defender seu país de uma investida muçulmana. Para isso, levou consigo o arcebispo de Toledo. Este ajudou São Fernando a manter a fé dos soldados durante os momentos mais difíceis. Sua intenção foi apenas a de reconquistar os territórios invadidos pelos árabes e livrar o país católico do islamismo imposto pelos mouros. São Fernando e seu exército venceram a batalha. Os despojos desta luta foram usados na construção da catedral de Toledo.
Contra a opressão dos senhores feudais
Outra característica do reinado de Fernando é várias cidades foram doadas a ordens religiosas. Isso evitou que o povo fosse terrivelmente oprimido pelos senhores feudais.
Mais vitórias contra a opressão
O pai de Fernando faleceu em 1230. Com isso, Fernando assumiu também o reinado rei de Leão. Logo em seguida, ele liderou um exército e reconquistou Córdoba e Sevilha das mãos dos árabes e construiu a catedral de Burgos. Sua intenção era lutar contra os muçulmanos na África, para impedir novas invasões na Espanha. Porém, foi atacado por uma doença grave e veio a falecer. Tinha 53 anos. Era o dia 30 de maio de 1252. O culto a São Fernando iniciou logo após sua morte e se espalhou por toda a Europa. Ele foi canonizado pelo Papa Clemente X, no ano 1671, depois de ser comprovado que seu corpo estava incorrupto mais de quatrocentos anos após sua morte. São Fernando III é celebrado no dia de seu falecimento. Ele é o padroeiro da Espanha.
FONTE: Professora Maria Daguia de Medeiros

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Cultura | 29 DE MAIO DE 2017

Após meses de ensaios, de muito esforço e dedicação, o Grupo Cultural Arraiá da Serra, conta os dias para realizar sua apresentação de estreia. Composto por jovens da nossa cidade, tendo à frente João Batista de Araújo Júni [...]

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FERNANDO

LOCALIZAÇÃO

 RUA: CAPITÃO JOÃO FLORÊNCIO, nº 45 CENTRO

 Tel.: (84) 3428 - 0001

 pmsfrn@bol.com.br

REDES SOCIAIS