CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agenda 05/09/2023 GABINETE DO PREFEITO FORTALECENDO LAÇOS COMERCIAIS: PALESTRA DE GESTÃO E FIDELIZAÇÃO PARA EMPREENDEDORES LOCAIS

Ontem à noite, em uma parceria valiosa entre o governo municipal e o SEBRAE, por meio da Sala do Empreendedor, proporcionamos aos empreendedores da nossa comunidade uma palestra enriquecedora sobre gestão de vendas e fidelização de clientes. A palestrante experiente Larissa irá refletir sobre insights e estratégias úteis para aprimorar o atendimento aos clientes, fortalecendo assim os laços comerciais em nossa cidade. Agradecemos a todos que participaram desse evento e reafirmamos nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento econômico e as prosperidades de nossos empreendedores locais. Juntos, estamos construindo um futuro mais sólido e promissor para nossa comunidade.

#Agenda 23/08/2023 GABINETE DO PREFEITO FORTALECENDO PARCERIAS: MINISTROS E GOVERNADORA VISITAM COMPLEXO OITICICA

Terça-feira dia 22 de Agosto, tivemos a honra de participar de um evento de extrema relevância no Complexo da Barragem de Oiticica. Acompanhados pelo Vice-Prefeito Isaac Alexandre e pelos vereadores engajados do nosso município, recebemos a ilustre presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra, e do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes.

Durante esta ocasião, o Ministro Waldez Góes teve a oportunidade de inspecionar as obras de projetos hídricos contemplados no PAC, incluindo a emblemática Barragem de Oiticica. Sua visita também abrangeu o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Mais do que isso, o Ministro se reuniu com moradores, líderes e gestores municipais da comunidade Nova Barra de Santana, situada em Jucurutu. Essa comunidade é um dos componentes sociais essenciais do Complexo Oiticica, que foi inaugurado há pouco mais de um ano.

Estamos comprometidos e unidos para garantir investimentos significativos para São Fernando, por meio desta obra grandiosa. Acreditamos no potencial de transformação que o Complexo Oiticica trará para o nosso município. Continuaremos trabalhando incansavelmente para trazer mais prosperidade e progresso para todos os nossos cidadãos.

????? #SãoFernandoAvança #DesenvolvimentoRegional

#Agenda 28/07/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO GENILSON ASSINA CONTRATO PARA À ESPERADA REFORMA DO MERCADO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO - RN
#Agenda 29/06/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO GENILSON MAIA E PREFEITOS DO SERIDÓ RECEBEM VISITA DO SENADOR ROGÉRIO MARINHO.

Na última quinta-feira (29), o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia, e outros prefeitos da Associação dos Municípios do Seridó tiveram a honra de receber a visita do Senador da República, Rogério Marinho. Durante o encontro, diversas demandas em benefício dos municípios foram mantidas.

Genilson Maia aproveitou a oportunidade para tratar de assuntos de interesse do povo de São Fernando, especialmente a necessidade de recursos para a pavimentação rural, visando melhorar as condições de infraestrutura no campo.

Além disso, o prefeito destacou a importância histórica e cultural do Monte Pascoal, ressaltando o seu potencial turístico. Em parceria com a Igreja Católica, busca-se recursos financeiros para valorizar ainda mais o local, tornando-o um atrativo para visitantes e fomentando o turismo religioso na região.

O diálogo e a busca por parcerias são características fundamentais da gestão de Genilson Maia, visando sempre o desenvolvimento do São Fernando. Com a visita do Senador Rogério Marinho e a união dos prefeitos, espera-se que essas demandas sejam encaminhadas e que os recursos sejam alocados para sustentar o progresso não apenas de São Fernando, mas de todos os municípios do Seridó.

Iniciativas como essa, motivar no diálogo e no trabalho conjunto, fortalecer a gestão pública e motivar para o bem-estar e desenvolvimento de toda a população. Estamos confiantes de que essa parceria atraiu benefícios para a região e ajudou a sustentar o crescimento econômico e social de São Fernando e seus arredores.

#Agenda 19/05/2023 GABINETE DO PREFEITO VISITA DO REPRESENTANTE DO SENADOR STYVENSON VALENTIM FORTALECE PARCERIA E IMPULSIONA MELHORIAS EM SÃO FERNANDO - RN.

Ontem (18), São Fernando teve a honra de receber a visita do senhor Pablo Cassiano, assessor do senador Styvenson Valentim. A visita teve como objetivo conhecer de perto as demandas e projetos em andamento no município. O primeiro local visitado foi o terreno destinado à construção de uma delegacia para o destacamento local da Polícia Militar. Essa iniciativa foi solicitada pelo Sargento M. Souza, visando fortalecer a segurança na região. Durante a visita, foram discutidos os detalhes do projeto para garantir que a delegacia atenda às necessidades da comunidade.

Em seguida, o senhor Pablo Cassiano, juntamente com o prefeito Genilson Maia e o Secretário de Esporte Pablo Araujo reuniram-se para solicitar uma emenda parlamentar destinada à reforma do estádio municipal de futebol Elias Fernandes. O estádio desempenha um papel importante no cenário esportivo da cidade, e a reforma é essencial para proporcionar segurança e conforto aos torcedores e atletas. Durante a reunião, foram apresentados os planos de revitalização do estádio e discutidos os recursos necessários para a sua concretização.

Além disso, a visita também contemplou inspeções em duas unidades de saúde do município. A primeira delas foi a unidade Julião Lourenço, localizada no Sítio Boa Vista. O senhor Pablo Cassiano, teve a oportunidade de avaliar as condições do local e discutir possíveis investimentos para aprimorar os serviços oferecidos à comunidade. Em seguida, a visita se estendeu à unidade Inácia Duarte, no centro da cidade, que já havia recebido emendas do senador Estivison Valentim. O objetivo foi verificar os resultados desses investimentos e identificar novas demandas que possam ser atendidas por meio de futuras emendas.

#Agenda 03/05/2023 GABINETE DO PREFEITO REUNIÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DISCUTE PROCESSO DE ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
#Agenda 20/04/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO E VEREADORES CONVOCAM REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS POR MENORES DE IDADE E ANIMAIS NAS RUAS.

Na tarde desta quinta-feira, 20 de abril, o Gabinete do Prefeito de São Fernando Genilson Maia foi palco de uma importante reunião que teve como pauta os menores de idade que estão conduzindo veículos na cidade. Estiveram presentes no encontro o Comandante do destacamento local, sargento M Souza, e os vereadores Fernanda Lins, José Dinovan, Weligton Nivan, Bruno Silva, Gilvanea Oliveira e Dionísio Eulâmpio.

Durante a reunião, foram discutidas medidas para coibir a prática ilegal de menores conduzindo veículos, que tem se tornado cada vez mais comum na cidade. O prefeito Genilson Maia ressaltou a importância de conscientizar os jovens sobre os perigos dessa prática e de buscar soluções para garantir a segurança no trânsito.

O Comandante do destacamento local, sargento M Souza, destacou a necessidade de reforçar a fiscalização e intensificar as operações de combate à prática ilegal. Os vereadores presentes na reunião também apresentaram sugestões e propostas para solucionar o problema.

Ao final do encontro, ficou definido que serão realizadas ações de conscientização nas escolas da cidade, além de campanhas de divulgação sobre os riscos de menores conduzirem veículos. Também foi acordado o reforço na fiscalização e a intensificação das operações para coibir essa prática ilegal.

O prefeito Genilson Maia destacou a importância da união entre as autoridades e da participação da população para enfrentar o problema. "Vamos trabalhar juntos para garantir a segurança de nossos jovens e de todos os cidadãos de São Fernando", afirmou.

#Agenda 20/04/2023 GABINETE DO VICE-PREFEITO GOVERNO MUNICIPAL BUSCA LIBERAÇÃO DE CONVÊNIO DE PAVIMENTAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL.

O Vice Prefeito Isaac Alexandre se une à luta pelo convênio de pavimentação para o desenvolvimento rural. Com a ajuda de emendas do ex-Senador Jean e da Deputada Federal Natália, o projeto tem o objetivo de dar início aos serviços de pavimentação, uma iniciativa que pode trazer muitos benefícios para as áreas rurais.

A pavimentação rural é uma medida fundamental para melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso às propriedades rurais, além de trazer mais segurança para a circulação de veículos e pessoas. Com a liberação desse recurso, será possível pavimentar estradas e caminhos que ligam as comunidades rurais às cidades, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

O Governo Municipal está empenhado em garantir a aprovação do convênio de pavimentação, a fim de trazer mais qualidade de vida para as pessoas que vivem no campo.

#Agenda 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BENEFICIÁRIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PEDE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO!

Na última quarta-feira, dia 12 de abril, tivemos o primeiro desligamento voluntário de 2023 do Programa Bolsa Família, essa ação foi realizada pela senhora Rita Irene dos Santos que através dessa iniciativa está proporcionando a oportunidade de inclusão social a outras famílias no Programa. Demonstrando assim, ser cidadã honesta, ética e de caráter exemplar. A Secretaria de Assistência Social junto com o setor do Cadastro Único do município a congratulam por essa plausível atitude.

O desligamento voluntário se dá quando o titular procura o setor responsável para parar de receber o seu benefício, em virtude de uma melhora nas condições de renda do núcleo familiar. Com o desligamento, uma nova vaga é aberta no Programa Social e assim uma família que realmente precisa, pode ser beneficiada.

#Agenda 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL GRUPO DE GESTANTES DO PAIF VISITA MATERNIDADE DO HOSPITAL DO SERIDÓ DE CAICÓ-RN

Nesta quinta-feira, dia 13 de abril, o grupo de gestantes do PAIF do município de São Fernando, teve a oportunidade de conhecer a Maternidade do Hospital do Seridó de Caicó, o local onde elas vivenciarão uma experiência inesquecível da jornada da maternidade. A visita, conduzida pelos profissionais da

Residência Multiprofissional da UFRN, possibilitou as futuras mamães conhecerem o ambiente que as acolherão no momento do pré-parto, parto e pós-parto, dando-lhes ainda mais segurança e confiança.

Durante a permanência no serviço elas conheceram toda estrutura da maternidade do setor de PARTO NATURAL, os alojamentos, puderam tirar dúvidas e receber orientações importantes tanto para a futura admissão, como também sobre a escolha certa do acompanhante, saber o que é importante levar para a maternidade.

O momento "ouro" foi conhecer tudo que está disponível para elas, as medidas não farmacológicas no Pré-parto, as condições disponíveis para o parto normal e humanizado, sobre os seus direitos como paciente (acompanhante, licenças) e sobre aleitamento materno no banco de leite. Vale lembrar que o Hospital do Seridó possui o selo de Hospital Amigo da Criança.

A visita tem o intuito sobretudo, de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto.

O Grupo de Gestantes foi acompanhado pela Coordenadora do CRAS Luziani Silva e pela Enfermeira da UBS Inácia Duarte Isabelle Araújo.

A visita esteve sob o monitoramento da enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade Diane Dantas, a quem externamos os nossos agradecimentos.

#Agenda 14/04/2023 GABINETE DO PREFEITO VISITA GUIADA À PREFEITURA DE SÃO FERNANDO FORTALECE O CONHECIMENTO SOBRE O PODER EXECUTIVO PARA ALUNOS DO 8º ANO.

Hoje, os estudantes do 8º ano A, no turno matutino, tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada à Prefeitura Municipal de São Fernando, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O projeto foi idealizado pelo professor de história João do Carmo, com o objetivo de apresentar aos alunos a estrutura e o funcionamento do poder executivo municipal.

O prefeito Genilson, que também é historiador, juntamente com o Vice prefeito Issac Alexandre, receberam a todos com muito carinho e compartilhou sua vasta experiência sobre a história do poder executivo da cidade. Ele apresentou os principais departamentos e setores da Prefeitura, bem como o papel que cada um desempenha na administração pública.

Os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a gestão municipal, e também tiveram a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito e ver de perto como funciona a rotina de trabalho de um gestor público.

A visita foi enriquecedora e educativa para todos os envolvidos. Os estudantes puderam compreender melhor a importância do governo local e como ele afeta diretamente a vida da comunidade. Além disso, eles puderam conhecer de perto a história e a cultura do município, fortalecendo assim seu senso de identidade e pertencimento à sua cidade.

#Agenda 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENCONTRO DO GRUPO DE GESTANTES DO PAIF.

Na última terça-feira, ocorreu mais um encontro do Grupo de Gestantes do PAIF, com a presença da médica Dra. Camila e da enfermeira Isabelle Araújo. Durante a roda de conversa, as gestantes puderam esclarecer suas dúvidas e receber orientações sobre o processo de gestação e parto, trocando experiências com outras mães de primeira viagem e também com mães experientes. A presença das profissionais da saúde foi fundamental para oferecer informações importantes sobre os cuidados com a saúde da mãe e do bebê nesse momento tão especial, garantindo uma gestação e parto saudáveis e seguros.

Esses encontros são de extrema importância para as gestantes, pois além de oferecer suporte emocional e esclarecer dúvidas, também são uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecimentos com outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo. A presença de profissionais da saúde especializadas na área é fundamental para orientar e prestar assistência às gestantes, promovendo o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. O Grupo de Gestantes do PAIF é uma iniciativa importante e deve ser valorizada e incentivada para garantir a saúde e qualidade de vida das mulheres e de suas famílias.

#Agenda 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SMS DE SÃO FERNANDO REALIZA CURSO TÉCNICO “SAÚDE COM AGENTE”

O Curso Técnico SAÚDE COM AGENTE, uma parceria do município de São Fernando com o Ministério da Saúde, o CONASEMS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tendo como preceptora a Enfermeira Vivianne Dantas, segue realizando atividades educativas previstas na grade curricular. O primeiro tema escolhido foi DIABETES.

Os ACS e os ACE realizaram uma entrevista com os profissionais de saúde e com usuários que sugeriram os temas. Foi abordado os tipos de diabetes, os sinais de alerta, os cuidados, a prevenção e o tratamento. A qualquer sinal da doença procure uma das nossas unidades ou converse com seus agentes.

#Agenda 29/03/2023 GABINETE DO VICE-PREFEITO PREFEITO GENILSON MAIA E SECRETÁRIOS SE REÚNEM COM REPRESENTANTES DO BANCO DO BRASIL EM BUSCA DE PARCERIAS.

Na manhã desta terça-feira (28 de março), realizamos uma reunião no Escritório Setor Público RN do Banco do Brasil, com a presença do senhor Genilson Medeiros, prefeito do município de São Fernando, dos senhores Francisco Carlos e Nostradamus Pablo, secretários de finanças e esporte, respectivamente.

Pelo banco tivemos a presença do Gerente Geral - Max Wendell, do Gerente de Negócios Governo - Luciano Moraes, do Gerente de Relacionamento Governo - Kaio Marcelo e do Assistente de Negócios - Luiz Paulo.

A reunião teve o objetivo discutir o apoio do banco a assuntos relacionados a gestão municipal.

#Agenda 22/03/2023 GABINETE DO PREFEITO OITICICA: PREFEITO GENILSON MAIA E VICE ISAAC ALEXANDRE PARTICIPAM DE REUNIÃO EM BUSCA DE MELHORIAS PARA SÃO FERNANDO. IVANILSON MAIA, SECRETÁRIO ADJUNTO DA CASA CIVIL RECEBEU A COMITIVA EM SEU GABINETE.
#Agenda 22/03/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO GENILSON MAIA CONFIRMA APOIO A EVENTO EVANGÉLICO EM PARCERIA COM A ASSEMBLEIA DE DEUS.

Nesta segunda-feira, o prefeito Genilson Maia recebeu em seu gabinete os pastores da Assembleia de Deus para discutir a realização de um evento de cunho evangélico que acontecerá no próximo mês. Durante a reunião, os pastores apresentaram as atividades que serão desenvolvidas durante o evento e solicitaram o apoio do prefeito para a sua realização.

O prefeito confirmou o seu apoio e destacou a importância de eventos como este para a promoção da cultura e da religiosidade em nossa cidade. Segundo ele, a realização deste tipo de evento é fundamental para fortalecer a comunidade e proporcionar momentos de reflexão e espiritualidade para os cidadãos.

A parceria entre a Prefeitura e a Assembleia de Deus demonstra o compromisso do governo municipal com a promoção da diversidade cultural e religiosa em nossa cidade. Com a colaboração de todos, este evento certamente será um sucesso e contribuirá para o fortalecimento da fé e da união entre os cidadãos de nossa cidade.

#Agenda 14/03/2023 GABINETE DO VICE-PREFEITO PREFEITO GENILSON MAIA TRANSMITE CARGO AO VICE-PREFEITO ISAAC ALEXANDRE.

Em reunião em seu gabinete na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de São Fernando Genilson Maia transmitiu seu cargo para o vice Isaac Alexandre dos Santos, que ficará à frente da Prefeitura nos dias 15 e 16 de março.

O Vice-Prefeito, assume o executivo durante viagem do Prefeito Genilson, para a capital federal, onde cumpre agenda, com o objetivo de buscar recursos para os diversos setores da municipalidade.

Durante o ato de transmissão, o Prefeito Genilson desejou um bom trabalho ao Vice Prefeito Isaac Alexandre, salientando o compromisso de sempre buscar o bem-estar da comunidade como um todo e o desenvolvimento do município.

O Prefeito em exercício já iniciou as atividades na manhã de hoje, com o atendimento ao público, além de visita à Secretaria Municipal de Agricultura e participação em audiência pública sobre o Patrulhamento Rural da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

#ASCOM #PMSF

#Agenda 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SMS PROMOVE AULA DE RITMOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER!

Na noite de ontem (08), foi realizada uma aula de ritmos em comemoração ao dia da mulher! Com depoimentos, muita dança com o educador físico Ronei Alves e com a presença da secretaria de saúde Edkatia que passou a sua mensagem para as mulheres, logo em seguida tivemos um lanche compartilhado com as alunas!

#Agenda 23/02/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO RECEBE A VISITA DA DEPUTADA TEREZINHA MAIA (PL).

O Prefeito Genilson Medeiros Maia, com a comissão organizadora da IV Edição da Taça São Fernando de Futsal, receberam na manhã de ontem (20), a visita da Deputada Estadual, Terezinha Maia (PL).

A parlamentar esteve na cidade, e aproveitou para debater e reiterar seu total apoio ao evento.

Vale destacar que as inscrições se inciam no dia 02 de janeiro e se encerram em 10 de março, a premiação da competição será de 25 mil reais.

Para maiores informações entrar em contato com Pablo Araújo pelo número (84)9 9664-3648 ou com Adriedson no (84)9 9651-3342.

#Agenda 16/02/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO DO SÃO FERNANDO REALIZA LEITURA DA MENSAGEM ANUAL.

Na noite desta quarta-feira (15), o prefeito do São Fernando, Genilson Medeiros Maia, realizou a leitura da mensagem anual durante a abertura dos trabalhos do ano legislativo da Câmara Municipal. Na ocasião, foi realizado um balanço das ações já cumpridas ao longo do último ano pela gestão, e apresentados os projetos que serão postos em prática ao longo de 2023.

A solenidade de leitura da mensagem anual aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal, e contou com a presença do vice-prefeito Isaac Alexandre dos Santos, vereadores, secretários, servidores municipais e população em geral. O chefe do executivo Sãofernandense apresentou os avanços obtidos, como também os desafios enfrentados e superados.

Saúde, educação, esporte, economia, gestão administrativa, infraestrutura, meio ambiente, agricultura, serviços de assistência, mobilidade urbana e desenvolvimento foram assuntos abordados durante a leitura da mensagem.

Além do balanço geral dos trabalhos já realizados pela gestão, Genilson Maia realizou uma análise de como o executivo tem trabalhado em prol da população, como também apresentou projetos e planos das pastas administrativas a serem realizados no decorrer deste ano.

#ASCOM #PMSF #PREFEITO

#Agenda 09/02/2023 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO GENILSON MAIA PARTICIPA DA ASSEMBLEIA GERAL PARA IMPLANTAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DE SAÚDE DO SERIDÓ.

Aconteceu nesta quarta-feira (08), na Policlínica Regional do Seridó, em Caicó, a assembleia geral para criação do Consórcio Interfederativo de Saúde do Seridó que contou com a presença da Governadora Fátima Bezerra, da Associação dos Municípios do Serido (AMS), Associação dos Municípios do Seridó Oriental (ANSO), Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde.

O encontro iniciou-se com a leitura e aprovação do estatuto; composição das candidaturas para diretoria do Consórcio Regional do Seridó e eleição da diretoria do Consórcio.

Consórcios interfederativos são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos de Saúde prestados à população.

#ASCOM #PMSF

#Agenda 03/02/2023 GABINETE DO PREFEITO LIXÃO: PREFEITO GENILSON SE REÚNE COM O BISPO DIOCESANO DOM ANTÔNIO CARLOS PARA TRATAR DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA PO

Nesta quinta-feira (03), o Prefeito Genilson Maia foi recebido pelo Bispo da Diocese de Caicó Dom Antônio Carlos para tratar da problemática do lixão de Caicó.

O intuito da reunião foi sensibilizar a Prefeitura de Caicó no tocante ao fim das queimadas recorrentes na área do lixão, que vem causando além da agressão ao meio ambiente, problemas de intoxicação respiratórias aos nossos munícipes, conforme a impressa já vem divulgando.

Será solicitado também ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, a locação provisória de uma nova área para depósito do lixo, até que se inicie o funcionamento do aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos.

A Diocese de Caicó em sua missão social, através da Cáritas, intermediará o diálogo de modo a encontrar uma solução eficaz que resolva essa difícil situação.

Destacamos a presença do Administrador Paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio, o Padre Ronney Galvão, Procópio Lucena (SEAPAC) e do Padre Ivanof Pereira (Cáritas Diocesana).

#ASCOM #PMSF #LIXÃO

#Agenda 03/01/2023 GABINETE DO PREFEITO A PREFEITURA DE SÃO FERNANDO , CELEBROU NESTE SÁBADO (31), OS 64 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, OU SEJA, O ANIVERSÁRIO DA

A Prefeitura de São Fernando , celebrou neste sábado (31), os 64 anos de emancipação política, ou seja, o aniversário da cidade. Em frente a Prefeitura Municipal, ao som da Filarmônica José Gervasio Alves iniciou-se logo cedo a tocata de alvorada percorrendo as ruas e avenidas de São Fernando.

Durante a missa de ação de graças, o Prefeito Genilson Maia parabenizou o Município em seu discurso, e logo após houve a cerimônia de corte do bolo que foi distribuído aos que estavam na Praça José Josias Fernandes.

Houve ainda shows com as Bandas Heitor Sanfoneiro e Rodrigo Fernandes, que abriram a contagem regressiva para a chegada de 2023.

RESUMO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO (Sua origem)

São Fernando fica localizado no coração do Seridó Potiguar, a 6º23'de Latitude Sul e a 37º11' de Longitude Oeste. Ele foi fundado em 1872 com o nome de Pascoal, numa menção ao sítio onde se deu a fundação e, principalmente, a um exuberante monte com uma lagoa ao pé, existentes ao lado da sede; pelo padre Francisco Rafael Fernandes, filho do casal Cosme Damião Fernandes e Isabel Maria de Araújo Fernandes; fazendeiros com boas condições financeiras que moravam no Sítio Limoeiro, próximo ao local do marco inaugural com a construção de uma capela. Foi desmembrado do Município de Caicó. Era um pequeno povoado com pessoas carentes em sua maioria. Em 1.º (primeiro) de junho de 1886 foi considerado Distrito de Paz, e em 1953, elevado à categoria de Vila. Permaneceu sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando por força da Lei Estadual n.° 2.333, passou a categoria de Município emancipado, tendo como vizinhos à Leste: Caicó, a Oeste: Jardim de Piranhas, ao Norte: Jucurutu e ao Sul: Timbaúba dos Batistas. Seu território conta com 404,415km2

#Agenda 22/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA UNDIME EM NATAL/RN.

Nos dias 14, 15 e 16 a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer esteve presente no Seminário de Planejamento na Educação: Ações Práticas para Gestão Pública Municipal - UNDIME/RN.

O encontro ocorreu na Capital do Estado (no Hotel Holiday Inn Natal/RN) e teve como objetivo planejar ações para o ano de 2023, além de nortear ações de planejamento na área de gestão nas Secretarias Municipais junto às escolas públicas de cada território, buscado alinhar as estratégias a nível municipal, estadual e federal para melhor eficiência da administração pública através de Palestras com temas voltados para Educação Integral, Inclusão, Currículo, Experiências em Gestão e Legislação.

#Agenda 30/11/2022 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE SÃO FERNANDO RECEBE NOVO ÔNIBUS PARA TRANSPORTE ESCOLAR

A Prefeitura de São Fernando recebeu um novo ônibus escolar. O veículo zero quilômetro será utilizado para o transporte de alunos da zona rural, para se deslocar às escolas localizadas no centro urbano do município. O objetivo é garantir a segurança e a qualidade durante o deslocamento dos estudantes Sãofernandenses.

O ônibus é padronizado de acordo com a legislação exigida para o transporte escolar. O veículo ainda é equipado com cadeira elevatória, facilitando o acesso de cadeirantes ou alunos com mobilidade reduzida.

A aquisição do veículo se deu por indicação do Senador Jean Paul Prates, atendendo demanda protocolada pelos agentes políticos do município.

#ASCOM #PMSF

#Agenda 07/11/2022 GABINETE DO PREFEITO SÃO FERNANDO É DESTAQUE NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

O Grupo Bandeirantes de comunicação em parceria com o Instituo Aquila anunciam os vencedores da etapa estadual do 1º prêmio "Band Cidades Excelentes".

O nosso Município se destacou na categoria infraestrutura e mobilidade urbana, sendo o terceiro do Rio Grande do Norte com população de até 30 mil habitantes que mais investiu na área.

A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto com base em 5 pilares principais e um pilar secundário, a ferramenta de inteligência artificial consolida 62 indicadores a partir de fontes públicas.

O Prefeito Genilson Maia e o Vice-Prefeito Isaac Alexandre receberão neste dia 07 de novembro o reconhecimento oficial e premiação em cerimônia que acontecerá às 19 horas no auditório da FIERN.

A Gestão Municipal tem o compromisso de crescimento e desenvolvimento da nossa querida São Fernando - RN.

#Agenda 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL GRUPO DE GESTANTES REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO.

Em alusão ao Setembro Amarelo, foi ofertado ao Grupo de Gestantes do CRAS em parceria com a Saúde, um momento com as psicólogas do município, Giulianna e Gislane. Como também demonstração de exercícios com a fisioterapeuta, Aila e o Educador Físico, Ronei.

#Agenda 01/08/2022 GABINETE DO PREFEITO SÃO FERNANDO RECEBE O SENADOR JEAN PAUL PRATES.

O Município de São Fernando recebeu nesta sexta-feira (29) a visita do Senador da República o Senhor Jean Paul Prates na sede da Prefeitura.

A recepção contou com a presença do Prefeito Genilson Maia, do Vice-prefeito Isaac Alexandre, Vereadores e Secretários Municipais, onde na ocasião Jean destacou o trabalho que realiza por São Fernando através de emendas destinadas a saúde, infraestrutura para a zona rural e para a educação com a destinação de um ônibus escolar, somando mais de 1 milhão de reais em recursos.

No decorrer da manhã, ainda houve uma visita no mercado público municipal, afim de viabilizar uma nova emenda para a sua reforma.

O nosso povo agradece o empenho e carinho que o Senador tem por São Fernando.

#ASCOM #PMSF #OBRAS #VISITA

#Agenda 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS ITINERANTE CHEGA A COMUNIDADE RURAL RAMADA.

O CRAS itinerante é um projeto da prefeitura de São Fernando, desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vice-Prefeito José Nivan dos Santos.

A iniciativa tem como objetivo alcançar as comunidades mais carentes e aproximar ainda mais os usuários dos programas federais, estaduais e municipais.

Nesta sexta-feira (15), os serviços foram ofertados na comunidade Ramada, atendendo também as comunidades rurais circunvizinhas.

#ASCOM #PMSF #CRAS #SOCIAL

#Agenda 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO SMS REALIZA REUNIÃO SOBRE O PROADI SUS METODOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA REDE DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.
#Agenda 31/05/2022 GABINETE DO VICE-PREFEITO VICE-PREFEITO ISAAC ALEXANDRE É RECEBIDO PELO DEPUTADO FEDERAL WALTER ALVES

O Vice-Prefeito Isaac Alexandre, foi recebido na manhã desta terça-feira (31), pelo Deputado Federal Walter Alves para uma reunião em Natal.

Dentre as pautas, podemos destacar solicitações de investimentos para o município de São Fernando, além de outras demandas.

#ASCOM #AGENDA #VICE #PMSF

#Agenda 16/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SÃO FERNANDO FAZ BONITO Confira a programação alusiva ao 18 de maio.
#Agenda 05/05/2022 GABINETE DO VICE-PREFEITO PREFEITURA SOLICITA RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA E ROÇO PARA A RN 083 JUNTO AO DER-RN

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (05) uma reunião junto ao Departamento Estadual de Rodagens (DER), onde na ocasião o Vice-Prefeito Isaac Alexandre solicitou ao Órgão a recuperação asfáltica e roço da vegetação as margens da Rodovia Estadual 083, que dá acesso ao Município.

Diante do pedido, a Diretora Natécia Nunes se comprometeu em atender esta importante pauta.

#ASCOM #PMSF #OBRAS

#Agenda 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E ABASTECIMENTO FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR JÁ É REALIDADE EM SÃO FERNANDO

O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SEDRAF, deu início a Feira da Agricultura Familiar que é de grande importância para o desenvolvimento da Agricultura no nosso Município.

A feira funciona todos os sábados pela manhã em frente ao CRAS onde são comercializadas frutas, verduras e legumes, queijos e manteigas, dentre outros produtos de tradição nordestina.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Genilson Maia e seu Vice Isaac Alexandre, a Secretária de Agricultura Ana Santana, além dos vereadores e munícipes.

#ASCOM #PMSF

#Agenda 19/04/2022 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO GENILSON PARTICPA DA ABERTURA NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DA FACULDADE CATÓLICA

Aconteceu na noite da segunda-feira (18), a inauguração do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Católica Santa Terezinha e contou com a presença do prefeito Genilson Maia e do Vice Isaac Alexandre.

A aula inaugural foi proferida pelo Dr. Marcus Vinicius Pereira Junior, além de palavras dos convidados, benção e abertura oficial do Núcleo.

A atuação do Núcleo terá abrangência sobre a Comarca de Caicó, incluindo São Fernando. Sua presença será de grande valia para os atendimentos dos Sãofernandeneses que por ventura venham precisar de serviços de advocacia.

#ASCOM #PMSF #JURÍDICO

#Agenda 13/04/2022 GABINETE DO VICE-PREFEITO VICE-PREFEITO ISAAC ALEXANDRE PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) no auditório do Centro Administrativo em Caicó uma plenária para iniciar o processo de renovação dos seus membros, para tanto, será realizada uma Plenária Setorial na cidade de Caicó/RN, onde na ocasião, o Vice-Prefeito Isaac Alexandre do Santos representou o Prefeito Genilson Maia.

Isaac ressaltou a importância deste Comitê de Bacia, face à necessidade do compartilhamento de ações que visem à preservação, conservação e utilização racional das águas dos rios Piancó-Piranhas-Açu. Desta forma a sua participação é de suma relevância, para que de fato se faça cumprir a gestão descentralizada e participativa preconizada nas políticas de recursos hídricos dos estados e nacional.

#ASCOM #PMSF #HIDROGRAFIA #PRESERVAÇÃO

#Agenda 12/04/2022 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE SÃO FERNANADO E O GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DESTINAM R$ 235.961,98 PARA PAVIMENTAÇÃO

Nesta segunda-feira (11), o Município de São Fernando recebeu com grande alegria a visita da Governando Fátima Bezerra para a celebração de convênio para drenagem e pavimentação de trechos das ruas Francisco Pacífico, Francisco Paulo de Araújo, Travessa José Macedo, José Abdias e trecho da Luiz da Câmara Cascudo.

Dentre as pautas apresentadas pelo Prefeito Genilson Maia, estão a construção da passagem molhada no leito do Rio Seridó, instalação de agrovila para tender cerca de 23 famílias e ampliação do sistema de abastecimento d'água que no momento se encontra saturado devido à alta demanda.

Também foi abordado a construção do abatedouro público municipal que se encontra paralisado desde 2009 por falta de repasse financeiro provenientes do Governo Federal a esta prefeitura. A governadora se comprometeu em autorizar novos estudos para a finalização do projeto que custará cerca de 1,5 milhões de reais.

Estiveram também presentes na ocasião, a Senadora Zenaide Maia, os Secretários de Estado de diversas pastas, do Deputado Estadual Francisco do PT, da Presidenta da Câmara Municipal Fernanda Lins, Vereadores, Secretários Municipais e população em geral.

#ASCOM #PMSF

#Agenda 06/04/2022 GABINETE DO VICE-PREFEITO VICE-PREFEITO CUMPRE AGENDA EM NATAL

O Vice-prefeito Isaac Alexandre, acompanhando do Vereador Bruno Silva, do Secretário Municipal de Educação, Cultura e Lazer, João Bosco da Silva e do seu Adjunto João Batista de Araújo Júnior, estiveram no SENAR para oficializar junto ao superintendente Luiz Henrique, cursos para nosso município que vão proporcionar oportunidade, profissionalização e dignidade para homens e mulheres que aqui habitam.

Seguindo a agenda, estiveram na Fundação José Augusto para discutir projetos culturais para nosso município e fortalecer uma agenda municipal de cultura e lazer para nosso povo.

Isaac Alexandre, agradece a receptividade dos responsáveis pelas pastas visitadas.

#ASCOM #PMSF #AGENDA

www.saofernando.rn.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 20:11:01