A Prefeitura de São Fernando , celebrou neste sábado (31), os 64 anos de emancipação política, ou seja, o aniversário da cidade. Em frente a Prefeitura Municipal, ao som da Filarmônica José Gervasio Alves iniciou-se logo cedo a tocata de alvorada percorrendo as ruas e avenidas de São Fernando.
Durante a missa de ação de graças, o Prefeito Genilson Maia parabenizou o Município em seu discurso, e logo após houve a cerimônia de corte do bolo que foi distribuído aos que estavam na Praça José Josias Fernandes.
Houve ainda shows com as Bandas Heitor Sanfoneiro e Rodrigo Fernandes, que abriram a contagem regressiva para a chegada de 2023.
RESUMO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO (Sua origem)
São Fernando fica localizado no coração do Seridó Potiguar, a 6º23'de Latitude Sul e a 37º11' de Longitude Oeste. Ele foi fundado em 1872 com o nome de Pascoal, numa menção ao sítio onde se deu a fundação e, principalmente, a um exuberante monte com uma lagoa ao pé, existentes ao lado da sede; pelo padre Francisco Rafael Fernandes, filho do casal Cosme Damião Fernandes e Isabel Maria de Araújo Fernandes; fazendeiros com boas condições financeiras que moravam no Sítio Limoeiro, próximo ao local do marco inaugural com a construção de uma capela. Foi desmembrado do Município de Caicó. Era um pequeno povoado com pessoas carentes em sua maioria. Em 1.º (primeiro) de junho de 1886 foi considerado Distrito de Paz, e em 1953, elevado à categoria de Vila. Permaneceu sob esta condição até 31 de dezembro de 1958, quando por força da Lei Estadual n.° 2.333, passou a categoria de Município emancipado, tendo como vizinhos à Leste: Caicó, a Oeste: Jardim de Piranhas, ao Norte: Jucurutu e ao Sul: Timbaúba dos Batistas. Seu território conta com 404,415km2